4 DICAS PARA FAZER UM PLANEJAMENTO DE COMPRAS EFICIENTE

  31/10/2017 - Por : - 4 dicas para fazer um planejamento de compras eficiente

Toda atividade na empresa precisa ser bem programada para surtir efeitos positivos, fazer um planejamento de compras eficiente, por exemplo, é um requisito mínimo.

O planejamento de compras eficiente é fundamental para ter um controle adequado do departamento, garantir a competitividade do negócio e manter as finanças em dia.

É importante saber que a gestão das aquisições feita de modo adequado pode representar uma economia significativa, que eleva a rentabilidade da organização.

Porém, o que pode ser feito nesse contexto?

Neste post, apresentaremos 4 dicas que ajudam a alavancar o seu negócio por meio de um planejamento de compras eficiente.

4 dicas de um planejamento de compras eficiente:

1. Monitore constantemente o seu inventário

A quantidade de itens armazenados no estoque é uma informação relevante e que precisa ser sempre conhecida em um planejamento de compras eficiente.

Por meio dela, é possível saber os consumíveis e insumos que acabam mais rapidamente. Ou seja, que têm maior giro e que, por consequência, exigem um abastecimento ágil e constante.

Além disso, é possível saber se há matéria-prima disponível para dar continuidade ao processo de produção. Sem haver prejuízos aos clientes, claro, ou ao funcionamento organizacional.

Outra informação útil é a rotatividade dos itens para garantir a satisfação dos consumidores. E, desta forma, evitar aquisições desnecessárias (no caso dos produtos com pouca saída).

2. Estabeleça um plano anual de compras

A finalidade dessa atitude é prever quais compras deverão ser realizadas ao longo do ano.

Por mais que haja variações, essa é uma maneira de saber antecipadamente a alocação dos recursos e quando o planejamento deve ser colocado em prática.

Para elaborar o planejamento de compras eficiente da sua empresa, diversos fatores devem ser considerados:

  • quantidade de insumos, matérias-primas, bens, consumíveis e serviços comprados ao longo do ano;
  • inventário atual;
  • informações sobre as vendas realizadas no ano imediatamente anterior;
  • pedidos realizados, conforme o seu negócio.

À partir desse planejamento anual, consegue-se ter uma visão mais abrangente e que considera aspectos sazonais. Ou seja, períodos que têm mais ou menos saída.

3. Gerencie os fornecedores

Essa etapa está diretamente relacionada à anterior, já que, à partir do planejamento de compras eficiente, é possível perceber a necessidade de novos fornecedores.

Ao mesmo tempo, consegue-se negociar melhor com os antigos fornecedores.

Isso porque a partir do relacionamento, volume de vendas, entre outros aspectos, é possível pedir descontos ou preços diferenciados.

De toda forma, é imprescindível especificar os detalhes da transação e as expectativas. Por exemplo, suporte pós-venda, prazos de entrega, qualidade etc.

No caso de tentar estabelecer uma parceria de longo prazo, vale a pena pensar em uma aliança estratégica, que permita que todas as partes envolvidas obtenham benefícios.

Veja o vídeo abaixo do SEBRAE Minas sobre gestão de compras e estoques:

4. Automatize o processo para um planejamento de compras eficiente

A automação possibilita realizar atividades operacionais de modo automático. Deixando, assim, um espaço maior para o envolvimento com as ações estratégicas.

O monitoramento do processo de compras e do controle de estoque também ajudam a melhorar os processos realizados e obter economia.

Tenha em mente que a falta de um sistema automatizado faz com que se perca muito tempo com a realização de atividades operacionais, que poderiam ser executadas automaticamente.

Por outro lado, um sistema de gestão facilita a obtenção dos dados e a previsão das compras para que o planejamento seja mais eficiente.

Você também pode contar com uma ferramenta de e-procurement, que ajuda a encontrar os melhores fornecedores para a sua empresa. Como o e-procurement da IBID, por exemplo. Quer conhecer mais sobre essa ferramenta? Solicite uma demonstração gratuita.

E na sua empresa, você já realiza um planejamento de compras?

Deixe a sua resposta no comentário.

Avalie esse Post