4 INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A EQUIPE DE COMPRAS

  21/11/2017 - Por : -

Você já parou para pensar no trabalho executado diariamente pela sua equipe de Compras?

Há vários pedidos feitos por outros departamentos, é preciso trabalhar em sinergia com o financeiro e garantir que o estoque atenda às demandas dos clientes.

Como assegurar todos esses objetivos? A resposta são as inovações tecnológicas.

As soluções disponibilizadas para a área de Compras otimizam os processos e garantem um controle maior. Assim, a equipe tem mais tempo para atuar de modo estratégico, com o objetivo de reduzir custos e aprimorar o seu desempenho.

No entanto, quais são as principais inovações tecnológicas para quem atua na área de Compras?

Montamos uma lista a seguir. Confira:

1. E-commerces B2B

O comércio eletrônico deixou de ser exclusivamente voltado para negócios B2C (business to consumer, ou seja, empresa para consumidor) para também contemplar a modalidade B2B (business to business, ou empresa para empresa).

Essa plataforma pode ser gerenciada por um fabricante ou ser especializada em determinada categoria de produtos.

A vantagem dos e-commerces B2B é que o setor de Compras consegue fazer orçamentos e as compras rapidamente, sem precisar entrar em contato com um vendedor para fechar negócio.

Também é possível saber os itens disponíveis a pronta entrega e aqueles que precisam ser encomendados.

2. Marketplaces virtuais

Esse é um ambiente virtual que reúne vários e-commerces – e essa é a principal vantagem dos marketplaces.

Você consegue visualizar o mesmo produto de vários fornecedores ou verificar diferentes itens deles.

O marketplace, então, facilita a comparação de preços, prazos de entrega e feedbacks de outros consumidores. Outro benefício é que a manutenção dos canais de comunicação e os cuidados com as transações financeiras são feitos pelo próprio marketplace.

No entanto, os marketplaces geralmente são direcionados para algum setor, como suprimentos (de ferramentas, alimentícios e de informática), serviços (advocacia, consultoria e designers) ou mercadorias em geral para revenda. Um exemplo bem claro desse tipo de plataforma são os sites de fornecedores chineses.

3. Softwares ERP

Os Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos da empresa, ajudam a equipe a tomar decisões fundamentais para o andamento de toda a companhia.

Isso porque essa solução reúne os dados de diferentes setores e disponibilizam as informações em apenas um local. O resultado é uma integração maior do trabalho e a organização dos processos.

Por exemplo: no sistema é possível verificar os status de pagamento de cada pedido, os relatórios do setor financeiro, as compras em aberto e as já realizadas e a produção empresarial, além de controlar o estoque.

Com isso, é possível tomar decisões estratégicas embasadas, que considerem o diagnóstico organizacional e o contexto em que a empresa está inserida.

4. E-procurement

O electronic procurement é uma plataforma que possibilita fazer a compra e venda de serviços pela internet. É uma forma de realizar compras B2B, com a possibilidade de realizar cotações e fechar operações de negócio.

O principal benefício é que a plataforma de e-procurement possibilita que usuários qualificados busquem fornecedores específicos, geralmente difíceis de serem localizados. Ainda há a possibilidade de prever prêmios ou lances para aumentar a concorrência.

Resumindo: a plataforma de e-procurement atua desde a solicitação até o pagamento, o que facilita a automação do fluxo de negociações.

Ao mesmo tempo, possibilita extrair informações estratégicas, que devem embasar as decisões do gestor e do empreendedor.

Se você busca uma plataforma de e-procurement, pode optar pela da IBID.

O sistema trabalha com a gestão de fornecedores, negociações voltadas para a redução de custos e retrabalho, Business Intelligence (BI) – para identificar tendências e antecipar riscos –, indicadores de performance e mais.

Agora que você conheceu as 4 inovações tecnológicas necessárias para a equipe de compras, que tal começar a trabalhar com elas? Contrate a sua solução de e-procurement entrando em contato conosco.

Avalie esse Post

4 INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A EQUIPE DE COMPRAS
4.6 (92.5%) 24 votes